quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Grande Chefe Pele Vermelha . . .



Grande Chefe Pele Vermelha,



quantos dias terá o teu ano por esta altura? Não sei se já reparas-te mas, por ora, o Homem não vê essa distância. Não consegue perceber o quão pouco que tem de tempo para aproveitar tudo o que tem em mãos. Eu tremo por dentro quando penso que tenho um mundo para ver, que tenho um milhar de sensações por experimentar, que tenho uma infinidade de olhares para cruzar e penetrar e tenho uma…apenas uma escassa leveza de tempo para realizar tudo isso.

Custa-me ver como as pessoas passam pela vida em passeios e correrias, buscando algo inexistente e sem sentido, apenas com a intuição de que isso lhes trará uma felicidade. Mas que felicidade? Aquela que se espelha nas suas caras mas que no coração, onde realmente ela interessa, existe tanto como a minha atenção nesta aula. Andam trocados de olhares, passam ao lado de grandes ideias e as suas vidas tornam-se tão fúteis chapéus-de-chuva no verão.

Porque é que as pessoas não param agora para ver o sol nascer e preferem olhá-lo como algo de que se têm que esconder? Porque é que não conseguem ver no mar a razão de viver que tu lhe atribuías? Porque largam a família como quem descarta uma folha de papel rasurada? Porque fogem do amor como se fosse o diabo em sentimento?

Não será essa uma atitude sensata…pelo menos assim não a percebo. Corrige-me se estou errado…mas não foste feliz a observar as pastagens? A ver os dias passar com a certeza que não passavas um segundo desatento ao céu que a ti se sobrepunha? A amar quem te amava e a afirmar esse sentimento constantemente? A lutar por quem gostavas e a procurar a felicidade constantemente?

E diz-me…andas-te na escola a estudar matérias mil que nunca de nada te serviram? Fugis-te de alguém que gostava de ti por teres medo de sofrer no fim? Procuras-te um emprego descartável para teres uns trocos no fim do mês? Acho que não…mas mais uma vez…corrige-me se estiver errado.

Gostava de te cobrar um pouco de ensinamento, gostava que me desses um pouco dessa tua forma de viver para eu me alinhar com a vida, gostava que me desses umas palavras sensatas que me fizessem encarar a vida com uma outra perspectiva…e gostava de não gostar de te pedir isto tudo porque estou só a ser mais um hipócrita que não sabe aproveitar o que tem e gostava sempre que lhe dessem mais.

Já percebi porque viveste bem e todos nós andamos a correr para deixarmos de viver…

Tudo isso acontece exactamente por aquilo que eu próprio acabei de escrever… porque todos nós gostávamos de ter sempre mais, mas ninguém está disposto a arriscar um segundo que seja para o conseguir…

Acho que prefiro ficar quieto…porque afinal de contas…há coisas que não valem a pena…mas…corrige-me se estiver errado.





Diogo Miranda
15-fev-2008

Sem comentários:

Enviar um comentário